sábado, 29 de novembro de 2025

Sessão Solene da Irmandade de São Martinho 2025

 Mui Festejado Provador e o Regressado e Mui Estimado Adjunto

A Imposição das Capas pelo Irmão Pós-Veterano

Abertura do bom Vinho vindo do Pico

 Irmandade das Crianças, os Gloriosos Resistentes

Grande Prestação Musical do nosso Provador Adjunto

Em lugar primeiro, as Senhoras

O decorrer dos trabalhos...

A chegada do Irmão Produtor e Antigo Provador Efectivo

A boa voz do Irmão Bastante Pós-Iniciado

Até para o Ano, se Deus quiser...

E Viva São Martinho!

sábado, 22 de novembro de 2025

O SENHOR É REI - Salmo da Solenidade de Cristo Rei




Música: Paulo Gusmão;
Salmista: Gonçalo Botelho de Gusmão; Interpretação: Coro da Prioral Matriz de São Miguel Archanjo; Mestre de Capela e Organista:
Paulo Domingos Botelho de Gusmão; Missa do Senhor Bom Jesus da Pedra; 28 de Agosto de 2016.

sábado, 15 de novembro de 2025

Regresso do Monsenhor Saldanha ao Faial

Foto gentilmente cedida pelo faialense Sr. Duarte

Foto gentilmente cedida pelo faialense Sr. Carlos Amaral

Foto gentilmente cedida pelo faialense Sr. Carlos Amaral


Foi com enorme alegria que estivemos presentes, a 27 de Setembro de 2025, na tomada de posse do Monsenhor Saldanha e Albuquerque das Paróquias da Matriz e da Conceição da Horta, o qual regressa assim à sua terra natal, onde já havia paroquiado, por feliz coincidência, quando fui deputado na bela cidade faialense. Dá assim testemunho, profundamente cristão, de serviço e desprendimento, deixando uma “carreira” eclesiástica brilhante no Vaticano, como membro da Causa dos Santos e Cónego da Basílica de Santa Maria Maior de Roma, para vir paroquiar entre o seu povo.

A acompanhá-lo nesta nobre missão, na cidade, o bom Padre Marco Martinho, nas Angústias, e, nas freguesias, os Padres Roberto Cabral, Marcos Miranda e Rui Soares.

E, claro, ali mesmo ao lado, o Padre Dr. Dinis Silveira, na Matriz da Madalena do Pico, reconhecido nome maior da liturgia na nossa Diocese.

À mui solene e vivida cerimónia presidiu o Senhor Bispo de Angra e concelebraram o estimado Dom Avelino Bettencourt e o ilustre Monsenhor José Teixeira Alves, Adido da Nunciatura Apostólica do Vaticano em Portugal. Presentes as Confrarias e Misericórdia da Ilha, e, através de mim, simbolicamente, a Ordem de Malta, da qual é Capelão Monsenhor Saldanha, Amigo, de uma vida inteira, e Compadre, Padrinho de Crisma do Gonçalo, o qual executou, ao magistral Órgão de Tubos, algumas peças musicais nos momentos solenes da feliz Celebração. PG