domingo, 19 de julho de 2009

São Gonçalo.

Em Segunda-Feira de Sant'Ana, a Festa é de São Gonçalo, na Casa do Frias. Patrono da Casa e do Menino Gonçalo que promove a Festa.
São Gonçalo de Amarante, carinhosamente tratado por São Gonçalinho, em Aveiro, é um Santo português do século XII, de grande devoção popular, tendo na sua terra, Amarante, a sua festa litúrgica em Janeiro e a Festa grande no Verão. Filho de nobre família, foi sacerdote, conhecido pelos seus dons de oratória e exemplo de virtudes cristãs e humildade. Foi Pároco de São Paio, visitou a Terra Santa e, no regresso, ingressou na Ordem de São Domingos de Gusmão, construindo a sua Capela, onde acolhia o povo em Amarante. É invocado como santo casamenteiro, da fertilidade, das danças e das festas.
Com Hino próprio, vindo da sua cidade de Amarante, Segunda-Feira, dia 20 de Julho de 2009, às 19.00 horas, cumpre-se a Tradição, seguindo-se arraial popular, com a porta aberta a quantos desejem invocar o Altíssimo, reconhecidamente pela alegria da Vida, através do luso santo.

Sem comentários: