segunda-feira, 2 de maio de 2011

O Padroeiro da Ilha

Foto de Aristides Gusmão, anos 50

São Miguel Arcanjo, padroeiro da Ilha, é este ano festejado no dia próprio, 8 de Maio, por coincidir com o Domingo, na velha capital e Matriz da Ilha, da qual é titular.
No Sábado, 7 de Maio, a noite é para visitar os quartos onde são ornamentados os Santos Patronos das diversas profissões.
No Domingo, a Missa Solene é ao Meio Dia, cantada conjuntamente pelo Coro da Prioral Matriz do Archanjo São Miguel e pela Capela do Coro Alto da Matriz de Ponta Delgada. À tarde, pelas 18.00, a única Procissão ainda organizada por profissões existente em Portugal, chamada de Procissão do Trabalho, sai à Rua, incorporando as corporações e seus Patronos: S. Pedro Gonçalves, com os pescadores; S. Crispim, com os sapateiros; S.to Antão, com os lavradores; N.ª Sr.ª do Egipto, com os arrieiros; S.ta Catarina, com os barbeiros; São João Baptista, com os pedreiros; S. José, com os carpinteiros; S.to António, com os oleiros; São Nuno Álvares Pereira, com as profissões liberais; e N.ª Sr.ª da Paz, com os militares. A fechar, a majestosa imagem de São Miguel que aqui chegou no século XVIII.

Sem comentários: