segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Capela do Coro Alto da Matriz de Ponta Delgada



Missa Solene Dominical - Cinco da tarde
Ensaios: Domingos às 16.15.


“No mar vivem os peixes e silenciam. Os animais sobre a terra gritam, mas os pássaros, cujo espaço vital é o céu, cantam. Do mar é próprio o silenciar, da terra o gritar e do céu o cantar. O homem, porém, participa de todos os três: ele carrega em si a profundidade do mar, o peso da terra e a altura do céu; por isto são suas as três propriedades: o silenciar, o gritar e o cantar. Hoje (...) vemos que ao homem privado de transcendência permanece somente o gritar, porque deseja ser somente terra e procura transformar também o céu e a profundidade do mar em sua terra. A verdadeira liturgia, a liturgia da comunhão dos santos, devolve-lhe a sua totalidade. Ensina-lhe novamente o silenciar e o cantar, abrindo-lhe a profundidade do mar e ensinando-o a voar, o ser do anjo; elevando o seu coração, faz ressoar de novo nele aquele canto que se havia adormecido. Ou ainda, podemos dizer que a verdadeira liturgia se reconhece exactamente no facto de que esta nos liberta do agir comum e nos restitui a profundidade e a altura, o silêncio e o canto. A verdadeira liturgia reconhece-se no facto de ser cósmica, e não sob a medida de um grupo. Ela canta com os anjos. Ela silencia com a profundidade do universo à espera. E assim ela redime a terra”.
Joseph Ratzinger, in Cantate al Signore un Canto Nuovo, pp. 153-154.


112. “A tradição musical da Igreja é um tesouro de inestimável valor, que excede todas as outras expressões de arte…”
116. “A Igreja reconhece como canto próprio da liturgia romana o canto gregoriano; terá este, por isso, na acção litúrgica, em igualdade de circunstâncias, o primeiro lugar”.
118. “Promova-se muito o canto popular religioso…”
36. “Deve conservar-se o uso do latim nos ritos latinos…poderá conceder-se à língua vernácula lugar mais amplo … em algumas orações e cantos…”
In Constituição A Sagrada Liturgia, Concílio Vaticano II


Missa de Angelis – gregoriano e polifonia de Mario Soroldoni; Pie Pelicane; Tolite Hostias– Saint- Saens; Gloria Patri – Saint-Saens; Ave Verum – Mozart; Canticorum – Haendel; Coro 12 – Haendel; Aleluia – Haendel; Gloria – Vivaldi; Te Deum – Bodese; Te Deum – Perosi; Requiem – Perosi; Ave Maria – Perosi; Ave Maria – Witt; O Sanctissima; Adeste Fideles; Pastoral – Oratória de Maendelson; Panis Angelicus – C. Franck; Adoro-Te; Parce – Menagali; Miserere…


Mestre de Capela: Paulo Domingos Alves de Albergaria Botelho de Gusmão

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