segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Domingo - O Patrono da Cidade

Bem diziam os antigos que Janeiro é mês santeiro. São Sebastião é festejado dia 20, passando a sua Festa para o Domingo, 22 de Janeiro.

Nesse dia, na Matriz de Ponta Delgada, a Missa da manhã, às 11.00, é celebrada por D. António de Sousa Braga e cantada pela Capela do Coro Alto, havendo a celebração do Crisma.

Em 1531 o Município encarregou-se de promover as festividades em honra do Patrono da Cidade, com Missa Solene, seguida de Procissão, onde se incorporavam as autoridades, a oficialidade, o senado, uma força militar e, mais tarde, a sua Banda. Pagava também a Câmara, das suas rendas, uma dança e folia na festa do excelso Padroeiro, que grande era a devoção que lhe tinha este povo e a popularidade desta festa entre as gentes da cidade, que, logo na véspera do dia vinte, saíam à rua em descantes, cantando, ao som de violas e guitarras, as conhecidas sebastianas.

E rezam também as crónicas que na característica procissão da Cidade integravam-se 23 andores, fechando com o do Glorioso Mártir, profusamente ornamentado, em cujo andor, levado por quatro artilheiros, lá ia a mais bela e farta das laranjeiras da época, como hoje, na Capela-Mor.

Percorria toda a cidade, em percurso semelhante ao do Senhor, sendo o venerando soldado efusivamente saudado, com vinte e um tiros de peça, ao passar no castelo de São Brás. Hoje a tradição mantém-se ao menos nas celebrações dentro da Matriz.

1 comentário:

JBS disse...

É interessante ter a informação. Mas faz pena assistir a um passado sem a pompa de outros tempos.
Gostei!