quinta-feira, 13 de junho de 2013

Apresentação da Candidatura à Presidência da Assembleia Municipal de Vila Franca do Campo

Foto de Aristides Gusmão - 1950

Estimados Amigos,

Sou candidato à Presidência da Assembleia Municipal de Vila Franca do Campo, a convite do Movimento “Acreditar de Novo”, o qual concorre à Câmara Municipal com o apoio do PPD/PSD, do PPM e de cidadãos independentes e é liderado pelo antigo Presidente da Câmara Municipal de Vila Franca, Rui Carvalho e Melo, com quem fui Vereador entre 2001 e 2005.
 
Embora há oito anos recolhido, por opção, das lides político-partidárias, dedicado à Família, à Advocacia e à vida pública noutras áreas, entendi, mesmo assim, que deveria dar este contributo institucional à minha terra, em prol da sua gente, do seu património, da sua história, das suas tradições e do promissor futuro que lhe pertence por direito, pelo dever cívico que me legaram os antepassados e pelo desejo de a preservar com qualidade para os vindouros.
 
A apresentação da candidatura terá lugar, com a dos demais órgãos, no Polivalente de Ponta Garça, no próximo dia 17 de Junho de 2013, Segunda-feira, pelas 20.30 horas.

Trata-se de um movimento abrangente por Vila Franca do Campo, pelo que merece, por parte da população, um apoio bastante expressivo, conforme estudo realizado e que foi fundamental na minha tomada de decisão.

Espero assim poder contribuir para unir a minha terra, em prol de todos.

Cordialmente,

Paulo Domingos Alves de Albergaria Botelho de Gusmão


3 comentários:

Unknown disse...

Considerado Sr. Dr. Paulo Domingos Alves de Albergaria Botelho de Gusmão
Cavaleiro da Graça Magistral da Ordem Soberana e Militar de Malta

A razão da minha nota, distanciada no tempo e no espaco, tem a ver com a fotografia que acompanha o artigo supra, da autoria de Aristides Gusmão, datada de 1950.
Embora a imagem não mostre a parte Sul do Edificio da CMVFC e, consequentemente, a torre - que e' a causa da minha curiosidade - vinha solicitar a vossa cooperação para saber se a ocasião retrata a inauguração do RELOGIO DA CAMARA.

Com um abraço de muita estima,

Pedro Garoupa Albergaria Bicudo
Washington

Casa Botelho de Gusmão disse...

Ilustríssimo Amigo,

Apraz-me registar o gosto de ter notícia sua e a honra desta virtual visita.

A inauguração do nosso relógio é de Maio de 1949 e a da estátua de 1954, pelo que a fotografia não será da inauguração do relógio e, em bom rigor, tem de ser posterior à inauguração da estátua que já nela consta, pelo que, confrontado com a sua questão, a datação da mesma não está correcta, pois o meu pai só regressou de África a 17 de Setembro de 1956, sendo desse tempo as diversas fotografias que ele tirou da Vila e das suas vivências, antes de ir ao Brasil por uma ano, em 1958.

Penso tratar-se, quer pela imagem, quer pelo que tenho de memória de me dizer o meu pai, ao folhear comigo, em criança, o álbum de Família, das habituais cerimónias do 1 de Dezembro (1956 ou 1957), com as crianças da Escola, com as suas batas brancas.

De qualquer modo, como este álbum do meu pai está na nossa casa de Lisboa, quando lá passar, em Outubro, verei, no original, se tem alguma nota nas costas da fotografia.

Um abraço aqui da nossa Vila, em Semana do Senhor da Pedra, com toda a amizade e apreço,

Paulo Domingos Botelho de Gusmão

Unknown disse...

Carissimo Sr. Dr. Paulo de Gusmão
Muy Nobre Cavaleiro da Graça Magistral da Ordem Soberana e Militar de Malta

Agradeco-lhe encarecido a sua nota e a propriedade com que discorre sobre fotografia e eventos historicos, embora relativamente recentes, da nossa VILLA.

Interessam-me muito as fotografias da nossa antiga Villa Franca do Campo, quer por motivos afectivos, quer por motivos de estudo e sistematizacao. Tenho desenvolvido algum trabalho de recolha, identificacao e arquivo destas imagens, no quadro do projecto que estou a desenvolver de ARQUIVO AUDIOVISUAL DA VILA para futura doacao 'a Comunidade, na pessoa colectiva da Autarquia.

Estou ainda a escrever sobre o CAIAQUE DA VILA, pelo que se no vosso acervo fotografico este nosso barco tipico estiver presente, agradeco a colaboracaco.

Com um abraco de elevada estima,

Pedro Bicudo
Washington