sábado, 24 de novembro de 2018

XII São Martinho das Casas do Frias



Pelo XII ano consecutivo, festejou-se São Martinho nas Casas do Frias, como é regimental, às 9 badaladas do Sábado seguinte ao 11 de Novembro, este ano a 17 de Novembro.

Foi seu Provador o Amigo Aires Gonçalo, anfitrião em serões de Ponta Garça e azeiteiro oficial da Casa. Os trabalhos decorreram até às três da matina, cumprindo-se algumas das  9 rodadas oficiais, que de 9 se faz Novembro ao costume de S. Martinho.

O vinho, que é agora usado nas festas da Casa, foi, como sempre, trazido de Ponta Garça pelo nosso Batoqueiro, Cláudio Medeiros, vinho, uma vez mais, muito apreciado.

Estiveram presentes, além do Provador, este Guardião da Adega; o Pós-Veterano, João Paulo Constância; o Veterano, Frederico Sampaio; o pós-Iniciado, Vítor Gonçalves; o ainda Iniciado, Mário Sousa; o Agitador, Edgardo Madeira; o Batoqueiro, Cláudio Medeiros; e as bonitas Senhoras.

Na Arcada reuniu-se a Irmandade das Crianças, a qual, seguindo os mesmos ritos, em forma breve, provando o vinho servido em laranjada. Foi este ano sua Provadora, a da Casa, Cristiana Botelho de Gusmão.

Esta velha tradição portuguesa festeja a abertura do vinho para sustento da Casa, por mais um ano, partilhando, com vizinhos e Amigos, este momento familiar. PG

Sem comentários: