sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Estatutos dos Antigos Alunos do Seminário.

Hoje é o grande dia anual dos antigos alunos do Seminário Colégio do Santo Cristo. Missa às 19.30 por alma dos antigos professores e alunos já falecidos e Jantar no São Miguel Park Hotel, antigo edifício do Seminário. É dia de reviver a Infância e manter esperança no Futuro. Mas é também um dia de boa disposição. Aqui ficam os Estatutos...
ESTATUTOS DA ASSOCIAÇÃO DE ANTIGOS ALUNOS DO SEMINÁRIO COLÉGIO DO SANTO CRISTO

1º É instituída a Associação de Antigos Alunos do Seminário Colégio do Santo Cristo.
2º O Presidente é o Tibério.
3º O José de Melllo também.
4º E o Nelson. Se deixar de telefonar e mandar emails às pessoas que estão no seu sossego.
5º E se mais alguém quiser ser Presidente é só dizer que se acrescenta mais um artigo aos Estatutos.
6º Só estão impedidos de ser Presidentes o Bento, o Róias e o Rainha: o Bento tem de manter a moral do Liceu; o Róias, a moral da Domingos Rebelo; e o Rainha, a moral dos Bombeiros.
7º As listas à direcção estão sujeitas à regra da paridade, só se podendo realizar eleições quando sejam apresentadas listas com igual número de antigos alunos de ambos os sexos.
8º As primas e outras amigas não contam para o efeito previsto no artigo anterior.
9º O Capelão não é nomeado nem eleito.
10º É o José Júlio.
11º Todos são livres de manifestar as suas convicções religiosas, excepto o Brilhante enquanto não voltar a ser Católico.
12º A Associação reúne de quando em vez.
13º O Luís Leite poderá vir ou não. Tanto faz!
14º Quando houver jantares, o Tibério não paga - sempre sai mais barato do que as comissões altíssimas que os organizadores têm levado nos anos anteriores.
15º Quando o Jantar for muito regado, o Tibério e outros faladores, nos quais se inclui o de Mello, ficam expressamente proibidos de dar ideias muito extensas.
16º No caso de oradores que gaguejam, nem extensas, nem breves.
17º O José de Mello só pode contar a história do Seminário quando na liturgia decorrer o Ano C e, mesmo assim, só se estiverem presentes todos os antigos professores da casa.
18º Os associados que queiram usar o Hotel devem dormir em grupos de catorze e estão proibidos de usar o elevador, tudo em nome da tradição.
19º Os associados que vêm ao Jantar e não vão a seguir tomar um copo com os amigos serão os últimos a sair, aguardando à porta do quarto do Reitor, até que o próprio os mande embora.
20º O associado Paulo Pinheiro fica expressamente proibido de passar multas aos colegas, de um modo especial no interior do edifício.
Disposições Finais
21º Todo o património da Associação será pouco para pagar as dívidas do referido Tibério.
22º Os presentes estatutos nunca foram aprovados. Paciência! De qualquer forma, estão em vigor desde sempre.
23º A interpretação e a integração de lacunas destes Estatutos serão feitas por quem os escreveu, o qual os revogará quando entender oportuno.

Seminário Colégio do Santo Cristo, 3 de Outubro de 2008
Publique-se. O Monitor Geral 1988-89.