segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010
quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010
Jovens Organistas
Em colaboração com a Capela da Matriz de Ponta Delgada que canta a Missa Dominical das Cinco horas, no Coro Alto da Igreja, os jovens estudantes de Órgão executaram, cada um, uma peça, durante a celebração, e acompanharam, alternadamente, o Coro nos diversos Cânticos próprios do Tempo Comum.
A experiência decorreu em três Domingos, 17 de Janeiro, 31 de Janeiro e 7 de Fevereiro, visando a integração dos aprendizes na realidade litúrgica e coral, para que estão vocacionados os Órgãos de Tubos existentes na Ilha de São Miguel.
As referidas celebrações na Matriz, as quais costumam ser à tarde as mais participadas da Cidade, contaram também com as famílias dos alunos.
Além destes, colabora de modo permanente, com a referida Capela da Matriz, o aluno Frederico Costa, do 5º grau da classe da Professora Cristiana Spadaro, o qual, todos os Domingos, às Cinco horas, toca o Centenário Instrumento.
O Órgão da Matriz foi construído em 1828 por António Xavier Machado e Cerveira.
Quatro promissores organistas…
No próximo Domingo, 21 de Fevereiro, I da Quaresma, é a vez de 40 crianças da catequese, os alunos do 5º ano, cantarem a Missa com o Coro, na sua cerimónia de Cinzas.
Etiquetas:
Capela da Matriz de Ponta Delgada
segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010
O Baile
Melhor novidade trouxe ao Carnaval a complexidade das composições da nossa velha Terra de Vera Cruz, em que músicas cheias de ritmo, com alegres acordes, ainda que muitas vezes peculiarmente menores, dão vida a letras de vidas sofridas, em um dia no ano teoricamente aliviadas...
Mesmo assim, quão mais belo é o nosso Entrudo, ainda que ao som de samba, por não servir de fuga à vida, mas de sua parte feliz.
Ora também nas Casas do Frias, com traje de Gala ou Fantasia, é o Baile iniciado à Meia-Noite, antecedido de Ceia com as iguarias próprias, logo após o peculiar Bailinho, que, com a prestimosa ajuda das crianças, traz, em rima, à boca de cena, as verdades do ano de alguns convidados mais incautos, até que em Coro encerre:
“Nesta festa sem idade:
Carnaval são só três dias.
Com estas cores na Cidade,
Só na Rua do Frias.”
Carnaval são só três dias.
Com estas cores na Cidade,
Só na Rua do Frias.”
Etiquetas:
Carnaval,
Casa do Frias,
Tradições
segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010
02 de Fevereiro de 1967.

Fez o Ensino Secundário em Mirandela, tendo então ingressado na Guarda-Fiscal, a qual veio a ser integrada na Guarda Nacional Republicana.
Completou o curso de Oficial do Instituto Superior Militar, tendo actualmente o posto de Major.
Exerce as suas funções em Lisboa, em Santa Apolónia, tendo anteriormente estado em serviço no Carmo; nas Janelas Verdes; em Queluz; em Beja; em Portalegre; e em Ponta Delgada.
Foi também docente da Escola Superior Politécnica do Exército, onde exerceu funções de Regente de disciplinas e foi membro dos Órgãos Científico-Pedagógicos.
Casou com Cármen Maria Alves Gusmão, em 1997, na Igreja da Memória, em Belém, Lisboa.
É pai dedicado aos seus filhos Maria Helena, nascida em 2000, e Francisco, nascido em 2002.
Ao estimado aniversariante, os nossos Parabéns.
Subscrever:
Mensagens (Atom)