quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Jovens Organistas

Decorreu na Igreja Matriz de São Sebastião de Ponta Delgada uma experiência prático-pegógica dos alunos do 3º grau de Órgão, da classe da Professora Cristiana Spadaro, Ana Rita Mendes, Sara Rodrigues, e Tiago Melo.
Em colaboração com a Capela da Matriz de Ponta Delgada que canta a Missa Dominical das Cinco horas, no Coro Alto da Igreja, os jovens estudantes de Órgão executaram, cada um, uma peça, durante a celebração, e acompanharam, alternadamente, o Coro nos diversos Cânticos próprios do Tempo Comum.
A experiência decorreu em três Domingos, 17 de Janeiro, 31 de Janeiro e 7 de Fevereiro, visando a integração dos aprendizes na realidade litúrgica e coral, para que estão vocacionados os Órgãos de Tubos existentes na Ilha de São Miguel.
As referidas celebrações na Matriz, as quais costumam ser à tarde as mais participadas da Cidade, contaram também com as famílias dos alunos.
Além destes, colabora de modo permanente, com a referida Capela da Matriz, o aluno Frederico Costa, do 5º grau da classe da Professora Cristiana Spadaro, o qual, todos os Domingos, às Cinco horas, toca o Centenário Instrumento.
O Órgão da Matriz foi construído em 1828 por António Xavier Machado e Cerveira.
Quatro promissores organistas…
No próximo Domingo, 21 de Fevereiro, I da Quaresma, é a vez de 40 crianças da catequese, os alunos do 5º ano, cantarem a Missa com o Coro, na sua cerimónia de Cinzas.

1 comentário:

JBS disse...

Afinal, temos gente nova sentada ao teclsdo de um órgão, coordenados pela talentosa Cistiana Spadaro do nosso Conservatório.
E já agora um olá ao maestro de Capella, Paulo Gusmão, o entusiasta da missa dominical das Cinco da tarde.