quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Santa Luzia

"Em dia de Santa Luzia - minga a noite e cresce o dia." De devoção popular, intimamente ligada à aproximação do Natal, dia 13 de Dezembro, a Festa é da Protectora dos olhos.
Reza a história que, quando os guardas vieram buscar Luzia, o seu corpo tornou-se tão pesado que nem muitos homens conseguiram tirá-la do lugar. Foi então vítima de várias torturas, como o fogo que não lhe atingiu e o arranque dos seus olhos que, colocados numa bandeja, voltaram a aparecer, no seu rosto, intactos. Continuou a ser torturada, até que, no dia 13 de Dezembro, um golpe de espada lhe cortou a cabeça.
É orago de três freguesias nos Açores: uma no cimo da cidade de Angra, outra em São Roque do Pico, e outra em S. Miguel: as Feteiras. Foi esta elevada a priorado em 17 de Maio de 1832, com o nome de Priorado de Santa Luzia, com jurisdição sobre a Senhora das Neves da Relva, Senhora da Conceição da Candelária, São Sebastião dos Ginetes e Conceição dos Mosteiros (artº.1º,V).
Celebra a sua Padroeira com bonita Procissão e Eucaristia Solene, no Domingo mais próximo a 13 de Dezembro, cantada pelo Grupo Coral de Santa Luzia das Feteiras, de que tenho o gosto de ser Mestre de Capela neste dia do ano, desde 2005, tendo composto, para a Celebração, o cântico de entrada – Alegrem-se os Santos – e o Ofertório – Constante na Fé.
Festejos que foram revigorados com o dinamismo do Pe. Norberto Brum e do actual Prior, Pe. Maximínio Silva, o qual compôs o Hino da Padroeira.
Sempre um pitoresco passeio a abrir o Natal! Tempo de rever os cantores em mais um ano, gente boa e amiga. Tudo a tempo de chegar a casa e plantar o trigo e a ervilhaca que o dia é o próprio.

4 comentários:

Anónimo disse...

Dia 8 de Dezembro é que é da Aurora do Sol da justiça, nossa Luz
Edgardo

Casa Botelho de Gusmão disse...

?

Anónimo disse...

Tomei a liberdade de partilhar um pouco do seu post na página de facebook de Feteiras. Espero que não se importe. Obrigado

Casa Botelho de Gusmão disse...

Pelo contrário, é uma honra ser citado na página das Feteiras.