segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Doutoramento com Summa Cum Laude

No passado dia 20 de Janeiro, o Padre António Manuel de Saldanha e Albuquerque, Oficial da Congregação para a Causa dos Santos, no Vaticano, natural da cidade da Horta, defendeu a sua tese de Doutoramento, na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma, aonde se havia licenciado, em História da Igreja, no ano 2000.
A sua tese, que versa sobre as relações entre a Igreja e o Estado, com a temática da cidade da Horta no século XIX, foi não só muito elogiada e aplaudida, como mereceu o Summa Cum Laude, a distinção máxima entre as três distinções de honra: Cum Laude, Magna Cum Laude e Summa Cum Laude.
Ao solene momento, próprio da distinta academia romana, assistiram dois cardeais, um arcebispo, alguns monsenhores, dois embaixadores portugueses, a Família e muitos amigos, entre os quais alguns colegas açoreanos: Pe. Dr. José Paulo Machado; Pe. Dr. José Júlio Rocha; Pe. Dr. Adriano Borges e o Padre Dinis Silveira, antigo aluno do Padre Saldanha.
As obrigações jurídicas e judiciais impediram-me de assitir a tão importante momento para a vida deste ilustre amigo e antigo colega de Seminário, deixando aqui o meu registo de superior congratulação pelo feito que é motivo de orgulho para os Açores, de modo especial para a Igreja Açoriana, a qual tem no Padre Saldanha um dos seus mais distintos e dedicados Padres.

2 comentários:

JBS disse...

Nada cansa a quem o caminho do conhecimento é uma tarefa de que se gosta.
Fica a igreja portuguesa com mais um doutor e a açoriana com um filho dilecto.
Por isso lhe foi fácil dissertar no velhinho púlpito do curato de Sant'Ana.
Parabéns padre saldanha!

Gisela Gusmão disse...

Aqui delonge, os parabéns merecidos!
Que continue a sua boa obra em favor dos que lhe dedicam amizade.