terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Um encadernador à antiga.

Chama-se Jacinto. Um homem daqueles à antiga. Do seu trato, ressaltam logo os valores do trabalho, do respeito e da Fé. É encadernador desde longa data. Já fez trabalhos para centenas de serviços, sobretudo no tempo em que o Diário da República e o Jornal Oficial eram periodicamente encardernados. Chegada a Internet, foi-se o serviço. Mas não se foi o jeito. Apesar dos seus 80 anos, faz de cada livro uma obra de arte, ainda mais que sabe que os poucos pedidos de agora têm mais a ver com o gosto e o requinte do que com a mera necessidade de encadernar resmas de papel. Aliás, o gosto é recíproco: tem primor no que faz e, como diz, o melhor pagamento é "os senhores gostarem". Sim, porque o outro pagamento é quase simbólico, face ao tempo e à perícia que exige cada uma destas encadernações.
Então agora que foi operado à vista está até mais jovem. Daquelas pessoas que dá gosto conhecer. O senhor Jacinto das Capelas. Lá vem ele à janela do número 5 da Rua de São Pedro, onde vive sozinho, a ver quem o procura. Pode ser que seja mais alguém que ainda aprecie e lhe encomende a arte. Bem o merece.

1 comentário:

Edgardo disse...

" Deus, nosso Pai, que sois todo Poder e Bondade:
dai a Força àquele que passa pela provação,
dai a Luz àquele que procura a Verdade;
ponde no coração do homem a compaixão e a caridade!

Deus, dai ao viajante a estrela que guia,
ao aflito a consolação,
ao doente, o repouso.

Pai, Dai ao culpado o arrependimento,
ao espírito, a verdade,
à criança, o guia,
e ao orfão, o pai!

Senhor, que a Vossa Bondade se estenda sobre tudo o que criastes.

Piedade, Senhor, para aquele que vos não conhece,
esperança para aquele que sofre.

Que a Vossa Bondade permita aos espíritos consoladores derramarem por toda a parte a paz, a esperança, a fé.

Deus! Um raio, uma centelha do Vosso Amor pode abrasar a Terra; deixai-nos beber nas fontes dessa bondade fecunda e infinita, e todas as lágrimas secarão, todas as dores se acalmarão.
E um só coração, um só pensamento subirá até Vós, como um grito de reconhecimento e de amor.
Como Moisés sobre a montanha, nós Vos esperamos com os braços abertos, ó, Póder!, ó, Bondade!, ó, Beleza!, ó, Perfeição!, e queremos de alguma sorte merecer a Vossa Divina Misericórdia.

Deus, dai-nos a força para ajudar o progresso, a fim de subirmos até Vós;
dai-nos a caridade pura, dai-nos a fé e a razão;
dai-nos a simplicidade que fará de nossas almas o espelho onde se reflectirá a Vossa Divina e Santa Imagem. Assim Seja!"