segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Regimento da Veneranda Irmandade de São Martinho das Casas do Frias

1º É instituída a Irmandade de São Martinho das Casas do Frias.

2º A Irmandade é composta pelo Provador e por oito confrades permanentes: Paulo Domingos Alves de Albergaria Botelho de Gusmão, João Francisco de Sales Bento Sampaio, João Paulo Constância, Tibério Gil Lopes, Frederico André Cabral Sampaio, Cláudio Manuel Pacheco Medeiros, Edgardo Costa Madeira e Válter Manuel de Sousa Xavier.

3º O Provador é convidado anualmente pelo Guardião da Irmandade, podendo sê-lo também um dos confrades permanentes, quando especiais feitos entretanto realizados o justifiquem.

4º Ao Guardião da Irmandade, Senhor da Adega de São Martinho, cabe zelar pelo cumprimento da Tradição e do Regimento.

5º Ao confrade Cláudio é confiada a tarefa de Batoqueiro, responsável pelo Vinho; ao confrade Edgardo, a de Agitador, responsável pelos garrafões; e ao confrade Xavier, a de Cartoleiro, responsável pela pipa.

6º A Irmandade reúne anualmente, na sexta-feira anterior ao 11 de Novembro, dia de São Martinho, na Adega das Casas do Frias.

7º Os confrades reúnem-se à entrada da Casa às 20.30, vestindo as suas capas, recebendo o Provador à porta, escolhendo o seu copo e aguardando as nove badaladas do sino para se iniciar a cerimónia.

8º Às nove badaladas, os confrades saem em cortejo, entoando o Hino, de copo ainda vazio, por ordem decrescente de idades, com o Provador à frente, rumo à Adega, parando à porta da Capela, onde, homenageando São Martinho aí ornamentado, entoarão por nove vezes o seu Hino.

9º Chegados à Adega, estando todos de pé, cabe ao Provador abrir a Pipa e saborear o precioso néctar, servindo, após a Prova, todos os Confrades e povo presente.

10º Provada, por todos, a primeira das nove rodadas, o Provador mandará os confrades sentarem-se em volta da mesa e o povo presente em bancos corridos ao fundo da Adega.

11º Proferirá então o Provador a sua Oração de Sapiência, servindo aos confrades o petisco por si trazido e terminando com uma canção com que brindará os presentes.

12º Vazados todos os copos, proferirá então o Guardião da Irmandade a sua Intervenção, servindo aos confrades a segunda rodada e o petisco por si trazido, terminando com uma canção com que brindará os presentes.

13º Vazados todos os copos, proferirá então o confrade mais velho a sua Intervenção, servindo aos confrades a rodada seguinte e o petisco por si trazido, terminando com uma canção com que brindará os presentes e assim sucessivamente.

14º Terminadas as nove rodadas, será cantado o Hino por nove vezes, intercalando-se com vivas a S. Martinho, ao Vinho de Cheiro, à nossa Adega, ao Provador, aos Confrades, às Mulheres destes, aos seus Rapazes, à Amizade e à Tradição!

Casas do Frias – Adega de São Martinho, 6 de Novembro de 2009

Publique-se. O Guardião da Irmandade. Paulo Domingos Alves de Albergaria Botelho de Gusmão.

Sem comentários: