quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Ao Grande Concerto

Terminou, Domingo passado, a Semana Diocesana, cujo ponto alto foi o Concerto pela Capela da Sé, comemorativo dos 200 anos da Sagração da Sé Catedral de Angra do Heroísmo, no passado dia 9 de Novembro.
O Maestro Duarte Rosa deu à Diocese, da Igreja Mãe dos Açores, um estímulo ao valor da arte na Igreja e da importância da Música Sacra, ao promover e dirigir um Concerto cujo conteúdo foram as próprias Matinas da Sagração da Catedral, composição de José João Baldi, do ano de 1808. Não se trata de repetir peça executada noutras paragens, mas da muito mais difícil missão de, volvidos 200 anos, devolver o sopro da vida a um punhado de papéis velhos, transportando o homem para a intemporalidade no louvor ao Criador.
Este magnífico Concerto honra os pergaminhos da Capela da Sé, acompanhada do Órgão, da orquestra de cordas e de solistas, e merece ser visto e ouvido, com serenidade, em http://tv.azoresglobal.com/videos/ver.php?id=685.

1 comentário:

Edgardo disse...

Irmãos:

Nosso Dom Duarte com seu próprio corpo esteve presente na mata no Livramento que, em belo, sereno património natural, envolve o lugar (anteriormente recòndito) da achada Santa Maria Madalena. Escandalizado ficou nossa muito amada alteza real com a perspectiva (tão normalmente real...) de aniquilação. Crime ; afronta no último grau a o património que deve ser conservado e legado às gerações.
Uná-mo-nos, seres quase sem préstimo, para evitar mais tão gravíssimo dano!
Beato Nuno de Portugal seja nosso amparo e fortaleza!

(Honras e louvores se dêm a todo o momento ao Sactíssimo, Diviníssimo Sacramento!)