segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

10 de Janeiro - São Gonçalo.

Passado o Natal, aí está Janeiro: mês santeiro. Dia 10, São Gonçalo.
Patrono das Casas do Frias e do Menino Gonçalo.
São Gonçalo de Amarante, carinhosamente tratado por São Gonçalinho, em Aveiro, é um Santo português do século XII, de grande devoção popular, tendo na sua terra, Amarante, a sua festa litúrgica em Janeiro e a Festa grande no Verão. Filho de nobre família, foi sacerdote, conhecido pelos seus dons de oratória e exemplo de virtudes cristãs e humildade. Foi Pároco de São Paio, visitou a Terra Santa e, no regresso, ingressou na Ordem de São Domingos de Gusmão, construindo a sua Capela, onde acolhia o povo em Amarante. É invocado como santo casamenteiro, da fertilidade, das danças e das festas.
Além de tudo isso, cá em Casa, é também lembrado como patrono do torrão natal do nosso ramo madeirense. Não fosse esta a Festa que, no Funchal, na freguesia de São Gonçalo e em toda a cidade, marca o fim da quadra natalícia.
A bonita Imagem esculpida em madeira de cedro, oferta de baptismo dos avós ao Gonçalo, em 2001, foi obra de um velho santeiro da cidade de Amarante, recomendada e trazida pelo amigo Padre José Paulo Machado, que aí trabalhara pastoralmente nos seus tempos de seminarista da cidade Invicta.
De Amarante nos foi gentilmente oferecido o seu Hino próprio, o qual foi aqui estreado na
inauguração da pequena ermidinha de São Gonçalo nas Casas do Frias, em Julho de 2007, dia em que iniciaram funções os quatro Meninos do Coro: Gonçalo, Francisco, Henrique e Tomás, em Solene Festa celebrada pelo Padre Saldanha.
Que o festejado santinho nos continue a transmitir alegria pela vida!

1 comentário:

JBS disse...

Fico babado com mais um santo de Portugal. Daqui em diante, sabe-se lá, quem ousa subir a escada espinhosa da santidade?
Guarda-nos, ó santo Deus, os nossos meninos.