quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

O Condestável

Artigo de E. Madeira, comentador oficial deste Jornal, com a sua sugestão de leitura:

"De uma mulher residente em Ourém, terra em Fátima visitada por a Senhora tão da devoção de cavaleiro Nuno Álvares Pereira, chamado de Beato Nuno de Santa Maria, do mesmo, confirmada a intervenção divina.
A residente, idosa, havia consultado vários especialistas que confirmavam que a recuperação da visão – caso chegasse a acontecer – demoraria no mínimo um ano.
Óleo fervente que saltou de uma frigideira – como que em sinal das penas que sofrerão as almas que, neste mundo, declaradamente ou por indiferença ofendem a Deus – fora a causa da desgraça que afligia a mesma senhora. Depois de várias novenas ao Santo Condestável feitas pelo pároco local e familiares, na noite de sete de Dezembro de 2000, a senhora sentiu-se cheia da força da fé, directa e intensamente apelou ao Beato Nuno, tendo beijado uma imagem dele. Sentiu, então, uma paz imensa. Tal paz é o resultado mais comum de devoções mais sentidas ou demoradas; neste estado, não notara ainda que já era capaz de ver plenamente… Assim, quando já menos esperava e vendo televisão, é que dá conta da graça alcançada.
Diversas outras graças divinas envolvendo a intercessão de Beato Nuno encontravam-se já registadas, incluindo as curas de vários tipos de Cancro, porém, os responsáveis pelo processo em causa ao reconhecimento da santidade somente com este caso entenderam de avançar, pela sua exemplar singeleza.
Neste ano, de 2009, aguarda-se que na Terra possa, finalmente, ser proclamada a santidade de Dom Nuno. Talvez, até, não no Vaticano, mas no santuário de Fátima ou em outras partes de Portugal, onde, pela manutenção da independência do nosso Reino, o excelso cavaleiro cristão, Nuno Álvares Pereira, sempre denotadamente pelejou.
Os dias de hoje são de descrédito e de indiferença. Tal proclamação, para quem ainda quiser ver, será uma lança sobre as quimeras dos que – sabe-se lá com que defesa possível – ousam voltar a pensar a integração do nosso país em Espanha… "

1 comentário:

JBS disse...

"Pequeno é o Reino, mas maior a sua gente", terá dito o grande General-santo, pouco antes da batalha de Aljubarrota.
Portugal continuará assim se nos convencermos que podemos ser Gente tão grande como noutros tempos.