


Jornal da Casa Botelho de Gusmão
No silêncio que oferece a serena noite, só o estalar da madeira timbra o tempo, aquecendo os cantares ao Menino, num sentimento comum que centra naquele aconchegante fogo a imagem da Luz que Ele trouxe ao Mundo. É essa a tradição do madeiro: o calor, também humano, que rasga a gélida escuridão.
Nascido a 26 de Novembro de 1957, na cidade de Angra, Duarte Gonçalves Rosa, Mestre de Capela da Sé Catedral, iniciou os seus estudos musicais com a Professora Maria Letícia Mourato.
Na sua linguagem ancestral, uma das mais belas cadências dos sinos é o seu toque de dobre, o qual, em terra lusitana, do alto das torres das catedrais ou do cimo dos campanários de recônditas aldeias, é o toque de Finados: o choro dos sinos por aqueles que partiram desta vida.
Numa decisão surpreendente, o Santo Padre abriu as portas da Igreja Católica ao clero e fiéis anglicanos que queiram manter as suas tradições e ritos. Através da criação de Ordinariatos Pessoais, como a estrutura da Opus Dei, poderão os anglicanos ingressar na Igreja Católica mantendo a sua identidade e costumes. Unidade com respeito pela sua identidade histórica.
Hoje é o grande dia anual dos antigos alunos do Seminário Colégio do Santo Cristo. Missa às 19.30 por alma dos antigos professores e alunos já falecidos e Jantar no São Miguel Park Hotel, antigo edifício do Seminário. É dia de reviver a Infância e manter esperança no Futuro. Mas é também um dia de boa disposição. Aqui ficam os Estatutos...
Em fim de semana de eleições, vêm-me à memória, com satisfação, as alegres campanhas de rua que, normalmente fugindo à imprensa e aos encontros com políticos de profissão, percorriam os recantos de toda a Ilha, palmilhando-a à Canada e ao Outeiro, juntando, à sua volta, descontraída caravana que, sem grandes preocupações em convencer o povo do que quer que fosse, rapidamente se deixava convencer pela beleza do mundo rural e pela grandeza desse Povo profundo. Talvez por isso, por essa empatia à primeira vista, vá-se lá saber como, na hora da verdade, os votos caíam naquela sigla como nunca tinham caído antes, nem alguma vez voltariam a cair.
Enquanto se prepara o acampamento anual das crianças para este fim de semana, na Vila, lembrei-me que há, de facto, coisas boas. Ocupamos demasiado do nosso tempo a pensar nas desgraças que nos rodeiam, naquilo que já não vale grande coisa, ou que ainda não é como deve ser, esquecendo, ou não dando o verdadeiro realce, ao que continua a ter um papel essencial na nossa comunidade.
Num sonho todo feito de incerteza,
Celebra-se, a 8 de Agosto, São Domingos de Gusmão.